Museu Parque Histórico lança exposição dedicada a história da Cooperativa Central

 In Destaque, Noticias

 

Cooperativismo: História da Cooperativa Central – União, desenvolvimento e sociabilidade é uma exposição de longa duração e narra a trajetória de uma das principais cooperativas de produção do Brasil.  

 A Cooperativa Central de Lacticínios do Paraná LTDA (CCLPL), primeira cooperativa central de produção do Brasil, foi importante para o desenvolvimento de Carambeí e é lembrada com saudosismo pela comunidade e antigos funcionários. Devido à representatividade da CCLPL, o Museu Parque Histórico de Carambeí dedica um espaço para apresentar essa história que se entrelaça com a própria história da cidade.

A exposição Cooperativismo: História da Cooperativa Central – União, desenvolvimento e sociabilidade é de longa duração. Está montada na ala museal da Vila Histórica e reúne um acervo composto diversos objetos promocionais dos produtos envasados pela Cooperativa Central. O objetivo é narrar essa história por meio da memoriabilia, ou seja, a cultura material resultante da atuação da indústria, e também das campanhas publicitárias que tornaram a marca conhecida e reconhecida em todo território nacional.

O historiador Felipe Pedroso, curador no Museu Parque Histórico de Carambeí e da exposição, relata que a Central teve um papel marcante no desenvolvimento local. “É de comum entendimento que o desenvolvimento de Carambeí se deu a partir da atuação da cooperativa. Essa história, por vezes, se confunde com a história do município, dado o seu entrelaçamento. O próprio discurso cooperativista está presente em quase todos os espaços expositivos do museu Parque Histórico”, afirma.

As relações de proximidade e carinho entre a comunidade e a CCLPL foram perceptíveis durante a pesquisa para a elaboração da mostra. “A Cooperativa Central teve uma forte e significativa atuação em Carambeí. É notável entre os moradores mais antigos da cidade uma relação de afeto, gratidão e orgulho do que ela simbolizou”, conta Pedroso e apresenta recortes das lembranças dos trabalhadores. “Retratamos a história da Cooperativa Central, sua trajetória e atuação dando centralidade às múltiplas memórias do grupo operário”.

O Museu Parque Histórico de Carambeí é um espaço cultural que preserva e difunde a memória da imigração holandesa nos Campos Gerais do Paraná, que também conta a história da formação do município e da diversidade étnica local. Os trabalhadores tiveram um papel importante no crescimento de Carambeí e no desenvolvimento da cooperativa. O curador apresentar esse recorte da trajetória da indústria entrelaçada com as vivências dos operários que fizeram e fazem parte comunidade local. “Para a instituição e seu corpo diretor é muito importante que essa parcela de moradores esteja representada no museu. Afinal, foram trabalhadores que engajaram no sonho de levar a marca e os produtos da cooperativa Brasil a fora. A Central (como é chamada carinhosamente até hoje pela população) teve papel essencial na integração dos moradores da cidade”, finaliza.

Ex-funcionários da Cooperativa Central, Dick Carlos de Geus Presidente da Associação Parque Histórico de Carambeí e Felipe Pedroso, historiador e curador da exposição.

Serviço:

A exposição Cooperativismo: História da Cooperativa Central – União, desenvolvimento e sociabilidade abre ao público de terça a domingo, das 10h às 17h, no horário de funcionamento do Museu Parque Histórico de Carambeí. O ingresso para visitar e prestigiar esta e outras exposições é R$30,00 e a meia-entrada R$15,00, moradores de Carambeí com cadastro válido e crianças até 6 anos são isentas. Nas quartas a entrada é gratuita é para todos, exceto em feriados nacionais. Mais informações no site aphc.com.br.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support