Parque Histórico realizará Semana do Meio Ambiente

 In Destaque, Noticias

O museu Parque Histórico de Carambeí, entre os dias 6 e 9 de junho, realizará a Semana do Meio Ambiente. Durante a semana temática a instituição divulgará vídeos sobre o tema abordado, relacionados aos trabalhos desenvolvidos pelo corpo técnico do museu. Nos dias 6, 7 e 9 de junho, das 10h às 17h, a entrada para visitar o museu será gratuita para todos, grupos deverão ser agendados com antecedência. Mais informações pelo telefone 42 98433 – 4639.

“A Semana do Meio Ambiente é a oportunidade de conscientizar o público sobre questões ambientais, promover a importância da conservação e sustentabilidade. Por meio de exposições, vídeos e atividades interativas, o público aprenderá sobre os desafios ambientais enfrentados atualmente e descobrirão maneiras de contribuir para a proteção do meio ambiente”, relata a Karen Barros, historiadora e coordenadora cultural do Parque Histórico.

Como as instituições museais desempenham um importante papel na educação não formal, na construção de conhecimento, é pertinente dedicar um período para debater assuntos relacionados ao meio ambiente. A historiadora afirma que as ações realizadas buscam despertar no público um novo olhar e ações de preservação. “Nesse evento abordamos a exploração da biodiversidade, a compreensão das mudanças climáticas e a promoção de práticas sustentáveis. Através de atividades relacionadas ao tema, os visitantes aprendem sobre as interações entre seres humanos e meio ambiente, bem como desenvolver uma consciência ambiental. É uma oportunidade de inspirar mudanças positivas, incentivando um maior respeito e cuidado com o planeta”.

A história de Carambeí, a relação dos imigrantes holandeses com a terra, a trajetória da agricultura e a implantação da técnica do plantio direto na palha que tornou a região referência na preservação do solo e trouxe o aumento da biodiversidade. No Museu dos Tratores: Maquinários e Implementos Agrícolas, no Parque Histórico, é possível perceber que na década de 1970 a comunidade de descentes de imigrantes apresentava cuidados com o solo e a biodiversidade.

“O plantio direto é relacionado a história da agricultura da região dos Campos Gerais. A exposição Museu dos Tratores: Maquinários e Implementos agrícolas, aborda os benefícios ambientais do plantio direto, na região dos Campos Gerais, como: a redução da erosão do solo, a preservação da biodiversidade e a economia de água. Nesse espaço é possível compreender como as práticas agrícolas tradicionais foram evoluindo ao longo do tempo e como o plantio direto representa uma abordagem moderna e sustentável para a agricultura”, destaca Barros.

Semanas Temáticas

Ao longo do ano, o Parque Histórico dedica algumas semanas para trabalhar temas diversos. Desde modo, relaciona essas temáticas ao trabalho realizado pelo corpo técnico, torna a instituição dinâmica e sempre traz novidades.

“As semanas temáticas permitem que o museu aborde uma variedade de assuntos e temas específicos em profundidade, dialogando com o calendário nacional e global. Isso proporciona uma oportunidade de educação mais ampla e especializada para os visitantes, permitindo que eles explorem tópicos específicos de interesse e adquiram conhecimento. Essa proposta, de dedicar uma semana para discutir um determinado tema ou assunto, oferece um engajamento mais intenso. Ao concentrar-se em um tema específico, o museu pode desenvolver programações e atividades mais direcionadas, que despertem o interesse e a participação ativa dos visitantes”, finaliza Barros.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support