Parque Histórico fará mesa de RPG para trabalhar com Patrimônio e Folclore

 In Destaque, Noticias

A brincadeira que integra a Programação da Semana de Patrimônio e Folclore propõe uma divertida e fictícia viagem pela história da imigração.

O Núcleo Educativo do museu Parque Histórico de Carambeí inova e organiza mesa de RPG para compor a programação da Semana de Patrimônio e Folclore que acontecerá entre 23 e 27 de agosto. A atividade será no dia 27 de agosto, às 14h, destinada ao público acima de 10 anos, as inscrições serão no dia do evento, a partir das 13h, as vagas são limitadas.

A proposta do Educativo é uma brincadeira que permite aos participantes viajarem por mundo desconhecido, como protagonistas e por meio de suas escolhas definirem o desfecho. O entretenimento tem carácter pedagógico e foi incorporado as ações realizadas pelo museu.

“O RPG, do inglês role playing game, é um jogo de interpretação em tempo real. Nele, os jogadores assumem o papel de personagens fictícios e precisam tomar decisões espontâneas dentro de uma história narrada por um jogador mestre”, Lucas Kugler, historiador e coordenador do Núcleo Educativo, explica como é realizado o jogo.

Para a Semana do Patrimônio e Folclore foi criado um roteiro especial para o público espontâneo do museu que é adepto ao RPG, ou que está curioso para participar e desbravar essa brincadeira.

Kugler relata como construiu a versão que será apresentada no Parque Histórico e que unirá a temática trabalhada durante a semana comemorativa. A história narrará a saída dos holandeses de sua terra natal com destino à Carambeí, no meio do caminho encontrarão personagens folclóricos e assim criarão a sua trajetória no RPG. “Os jogadores participarão de forma colaborativa na construção do conhecimento ao vivenciarem determinados contextos históricos, como a trajetória da imigração holandesa para Carambeí no começo do séc. XX. No entanto, nesta aventura, haverá elementos do folclore holandês e brasileiro ao longo das tramas vivenciadas pelos jogadores, tornando a história mais fantasiosa e lúdica”.

Serviço:

Entre 23 e 27 de agosto será a Semana do Patrimônio e Folclore do Parque Histórico de Carambeí, neste período o ingresso para visitar o museu será gratuito. No dia 27 de agosto, a partir das 14h, será realizada a mesa de RPG que contará com apenas 8 vagas, as inscrições serão gratuitas e feitas na hora. Mais informações pelo telefone 42 98433 – 4639.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support