Parque Histórico inicia processo de arrolamento

 In Destaque, Noticias

Equipe do Núcleo de História e Patrimônio se dedica a conhecer cada item que compõe o acervo da instituição.

Conhecer todas as peças que integram as coleções, saber quantos objetos pertencem ao acervo e a história que está por trás de cada um é essencial para um museu. Por este motivo, o Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí iniciou o arrolamento.

“O arrolamento de acervos é um processo fundamental para a preservação e gestão de bens culturais. Consiste em reunir informações iniciais sobre cada objeto, a fim de avaliar seu estado de conservação e definir os procedimentos necessários para garantir sua preservação”, relata Karen Barros que é historiadora e coordenadora cultural do Parque Histórico.

A Casa da Memória, primeira ala do museu, possui em torno de mil objetos que foram arrolados, o processo técnico não finalizou. Esse foi o primeiro espaço que a equipe se dedicou para fazer o levantamento dos itens.

A historiadora Juliana Bellafronte, que integra o Núcleo de História e Patrimônio, dedicou três meses para fazer o arrolamento da Casa da Memória. “É preciso analisar peça por peça, anotar todas as informações em uma tabela. O tamanho, o estado em que se encontra e o nome. Insiro observações como: se possui adesivo, características físicas e danos, o que mais chama atenção. Por fim, coloco uma numeração no objeto. Essa numeração é sequencial e tem a finalidade de contabilizar a quantidade de itens do acervo”, explica que esse é o primeiro passo para conhecer o patrimônio da instituição.

Ao finalizar o arrolamento, com o levantamento de todos os itens, os responsáveis pelo acervo definirão estratégias para garantir a conservação deste patrimônio. “Poderemos analisar e definir quais procedimentos tomaremos para preservar cada item, que podem incluir desde ações simples de limpeza e conservação preventiva até medidas mais complexas de restauração. Somente depois de aplicar essa metodologia é possível dar andamento aos outros aspectos da gestão de acervos, como registro, catalogação e inventário”, explica Barros.

Um dos motivos que levou o Núcleo de História e Patrimônio a colocar um profissional exclusivamente para fazer o arrolamento é conhecer o acervo da instituição, saber por quantas peças é composto e o espaço necessário para construir uma reserva técnica. Neste ambiente, é controlada a umidade e a temperatura, nele os objetos serão cuidados de forma eficaz e a conservação permitirá que este bem dure por um tempo maior. A Associação Parque Histórico de Carambeí tem 22 anos, mas ainda não possui uma reserva adequada para acondicionar e preservar as coleções.

Karen, apresenta outros aspectos em que o arrolamento auxiliará no trabalho realizado pela instituição. “Uma das razões para realizar o processo de arrolamento é a necessidade de conhecer a composição e o estado de conservação do acervo, para que se possa planejar ações de conservação preventiva e corretiva, garantindo a preservação dos bens culturais. Além disso, o arrolamento permite que o museu tenha um registro completo e atualizado de seu acervo, facilitando a gestão e a organização das coleções, bem como a identificação de possíveis lacunas ou sobreposições. Isso possibilita a criação de exposições temáticas e o desenvolvimento de pesquisas e projetos educativos com base nas coleções do museu. Temos que levar em conta, a segurança desses itens, o arrolamento também é importante para fins de controle patrimonial, permitindo a identificação e rastreamento em caso de furto, roubo ou extravio”.

Com o trabalho finalizado na Casa da Memória, Juliana iniciará o arrolamento na ala museal da Vila Histórica, que é o espaço que reproduz a colônia de Carambeí e é comporto por 15 construções. “O Parque Histórico é peculiar, possui três alas museais, isso exige um nível de detalhamento maior. São muitas peças em ambientes distintos, os cenários são muito detalhados e isso torna o trabalho minucioso”, explica.

Com todas a peças do museu arroladas a historiadora voltará para o primeiro objeto e criará uma ficha com o diagnóstico. O item será fotografado, será anotado o seu estado de conservação, para que é utilizado, a quem pertenceu, a história do item.

Esse processo auxiliará nas pesquisas realizadas pelo Núcleo de História e Patrimônio, na montagem de exposição, na narrativa repassada ao público e na elaboração de novas ações educativas.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support